Um olhar para o Ensino Médio

O Ensino Médio é parte importante do caminho formativo do estudante no
aprimoramento dos conhecimentos da educação básica. É nesta etapa que o
adolescente aumenta sua independência e passa a tomar suas próprias decisões com mais consciência e responsabilidade. É neste momento que o estudante começa a reconhecer ainda mais o seu protagonismo em relação à escola, à sociedade e ao mundo. Essa é uma das fases mais importantes na vida do aluno, na qual são tomadas decisões que irão impactar significativamente seu futuro, como a escolha da carreira. Nesse nível de ensino, o CETISA intensifica o grau de exigência e de preparação, para que o aluno conquiste vagas nas melhores universidades e faculdades do país, além de formar o estudante como cidadão autônomo, responsável e ético.

A organização didática do livro do aluno é decorrente da compreensão das estruturas de cada conteúdo que se quer ensinar. Cada unidade oportuniza a construção de conceitos e o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa de forma contextualizada e relacional. A coleção conta com Cadernos de Estudos Avançados de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química e Biologia.

Nossa metodologia é marcada pelo envolvimento dos alunos com os conteúdos trabalhados em sala de aula, através de modelos construídos, resoluções e validação de problemas, no contexto da realidade. Atividades extraclasses são também momentos fortes para aprender e socializar o saber.

A prática educativa, concebida nesta visão, se transforma em espaço de descoberta e busca, prazer, desafios, confronto intercultural e organização cidadã, conectados nas dimensões: ética, política e cultural de todo o processo educacional.

Para desenvolver esses jovens como sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis, cabe às escolas de Ensino Médio proporcionar experiências e processos que lhes garantam as aprendizagens necessárias para a leitura da realidade, o enfrentamento dos novos desafios da contemporaneidade (sociais, econômicos e ambientais) e a tomada de decisões éticas e fundamentadas. O mundo deve lhes ser apresentado como campo aberto para investigação e intervenção quanto a seus aspectos políticos, sociais, produtivos, ambientais e culturais, de modo que se sintam estimulados a equacionar e resolver questões legadas pelas gerações anteriores – e que se refletem nos contextos atuais –, abrindo-se criativamente para o novo.

Desta forma, somos uma escola que:


Se preocupa em desenvolver cidadãos críticos, responsáveis e éticos, além de intensificar a preparação do estudante para realizar com segurança suas escolhas profissionais. A prática educativa, concebida nesta visão, se transforma em contexto e descoberta e busca, prazer, desafios interculturais e consciência cidadã.


Busca desenvolver todas as competências essenciais no Novo Ensino Médio
(BNCC), trabalhando as diversas habilidades dos estudantes por meio da Formação Geral Básica e ampliadas nos Itinerários Formativos. As práticas pedagógicas utilizadas são marcadas pelo envolvimento dos alunos com os objetos de conhecimento trabalhados por meio de modelos que visam à resolução e validação de problemas cotidianos.

O Ensino Médio Cetisa conta com a parceria do Sistema Positivo que oferece um material elaborado por profissionais oportunizando uma organização didática que dialoga com os estudantes e professores, além de oferecer uma grande plataforma educacional de livros didáticos, materiais de apoio, simulados e experiências digitais disponíveis no portal Positivo On.

Projeto de Vida

O destaque para o Novo Ensino Médio Cetisa é o Itinerário Formativo chamado “Projeto de Vida” em que o estudante é estimulado a reconhecer os seus próprios desafios socioemocionais, por meio de uma importante parceira que é a Escola da Inteligência. Esse programa auxilia os estudantes a lidarem com suas emoções, escolhas e desafios ao longo dos três anos.

Com isso, adotamos a noção ampliada e plural de juventudes acolhendo suas singularidades e reconhecendo os estudantes como participantes ativos da sociedade na qual estão inseridos. Acreditamos nos alunos como interlocutores legítimos do currículo, ensino e aprendizagem. Por isso, asseguramos um processo que relaciona seus percursos e histórias, permitindo a definição do seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho, como também nas escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis, éticos e felizes.

 

Positivo On