Ensino Fundamental II
O Ensino Fundamental – Anos finais (6º ano ao 9º ano) é
uma etapa de consolidação das aprendizagens dos anos
iniciais, além de ser um momento de grandes
transformações na vida das crianças/jovens que estão
entrando na adolescência.
As mudanças próprias dessa fase da vida implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social.
Também neste momento, o aprendizado é marcado por uma maior especialização dos conhecimentos e conceitos. Dentro dessa nova realidade, com professores específicos para cada área do conhecimento, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização das competências e habilidades relacionados às áreas.
Assim, também é importante fortalecer a autonomia desses estudantes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos, fontes de informação e realidades diversas presentes na história pessoal e social de cada um.
Somos uma escola que objetiva o desenvolvimento humano integral, por isso,
proporcionamos um espaço saudável, acolhedor, onde os estudantes recebem
estímulos para crescer, desenvolver-se com segurança, autonomia, autoconfiança.
Desenvolvemos práticas pedagógicas que propiciam a experimentação, a pesquisa, o
diálogo, a investigação, vivências e desafios que encorajam os estudantes a construírem
seus conhecimentos, a desenvolverem diferentes habilidades, tornando-os
protagonistas da sua própria história, além de propostas diferenciadas como o Clube de
Ciências. Desta forma, nosso estudante é estimulado com atividades que desenvolvem
o ser, o conhecer, o conviver e o fazer, por meio de práticas que incluem saídas e
viagens pedagógicas, eventos coletivos e projetos diversos, todos integrados com a
realidade dos estudantes, além de propostas opcionais no contra turno como os Clubes
Culturais.
Em consonância com nossos valores, temos algumas parcerias:
Para aprimorar e desenvolver as competências e habilidades concernentes a essa etapa de ensino, o Cetisa, com a parceria do Sistema Positivo de Ensino, utiliza seus materiais impressos que fundamentam as práticas, além de proporcionar uma grande plataforma educacional de livros didáticos, materiais de apoio, simulados e experiências
digitais disponíveis no portal Positivo On.
Dentro desse contexto de intenso desenvolvimento e para fomentar a formação de cidadãos bilíngues, a escola conta com o Programa PES (Positivo English Solution) que desenvolve habilidades comunicativas da Língua Inglesa, habilitando o estudante para a realização da prova de proficiência de Cambridge, no final do Ensino Fundamental II.
A escola também valoriza o desenvolvimento socioemocional dos estudantes e, por isso, caminha junto à Escola da Inteligência, fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal. Nesta parceria, objetivamos o desenvolvimento da inteligência emocional de cada um, permitindo um caminho coletivo de saúde e bem-estar.
Desta forma, a Escola Cetisa reforça seu compromisso de estimular a reflexão
que contribui para o desenvolvimento, no estudante, de uma atitude crítica em relação
ao conteúdo e à multiplicidade de reflexões sobre o mundo.