login

Noite de Autógrafos

A Noite de Autógrafos foi realizada em 04 de julho, quinta-feira, na Escola CETISA, envolvendo seis turmas: 2º ao 5º anos, o Jardim I e o 7º ano.

O projeto teve a parceria da Estante Mágica, o apoio dos pais dos alunos e o acompanhamento dos professores. Todos os esforços culminaram nesta noite,  na qual cada estudante autografou livros para seus familiares e amigos.

As famílias que lá estavam puderam vivenciar um momento único e inesquecível: receberam uma obra autografada pelo próprio filho, irmão, neto, afilhado, aluno, além de lerem as histórias para si e demais convidados.

O trabalho começou em março e cada turma desenvolveu um tema específico: o 2º ano explorou os Contos de Fada Modernos, o 3º ano preferiu os Sentimentos, o 4º ano escolheu o tema Aventuras e o 5º ano focou na Folclore Brasileiro, com o gênero lendas. Já as turmas do Jardim I e 7º ano mergulharam nas obras de Monteiro Lobato.

O 7º ano não participou do Projeto da Estante Mágica. Os estudantes desta turma, diferentemente das outras, fizeram uma obra coletiva, baseando-se na leitura de Emília no País da Gramática.

Antes da produção escrita, todas as turmas leram várias obras da literatura internacional e nacional para adentrarem nos temas propostos e apropriarem-se do gênero textual.

As ilustrações também foram realizadas pelas crianças em concordância com o texto escrito, respeitando a liberdade de expressão e criatividade de cada autor.

Neste primeiro momento, o Cetisa desenvolveu a autoria de seus alunos através da escrita dos textos e da ilustração. Agora, a escola avança para a segunda etapa, na qual incentivará a leitura das obras. Ser leitor da obra de seu amigo da turma e das turmas entre si e ver os amigos lendo sua obra também será marcante para nossos escritores.

É papel da escola criar oportunidades de leitura e escrita que façam sentido para o estudante ressignificando sua aprendizagem, retratando seu cotidiano e envolvendo sua família e seus amigos.

Pais, professores, funcionários e alunos ainda estão encantados com o projeto, em poucas palavras, a estudante Julia Katheryne dos Santos, do quarto ano, compartilha “Eu amei a Noite de Autógrafos, não só porque autografei meus livros, mas também porque lá estavam quase todas as pessoas que amo. Quando segurei meu primeiro livro, só de olhar, já amei! E quando li a minha história, fiquei emocionada!”

Com certeza, esta noite brilhante ficará registrada na memória de nossos leitores e escritores iluminando seus caminhos com palavras, ilustrações e páginas que compõem a autoria de sua própria vida.

Tanto a leitura quanto a escrita são fundamentais na formação de nossos estudantes para a expressão de seus pensamentos, criatividade, imaginação e sentimentos.  Monteiro Lobato já dizia “Quem escreve um livro cria um castelo, quem o lê mora nele.”

Voltar para a lista de notícias